ASP.NET Core - Console - App Service Editor On Azure (Parte 14)

Vou falar de dois recursos muito úteis para o Azure. Ambos me ajudaram a identificar alguns problemas durante a publicação do IdentityServer4 que falei no post ASP.NET Core 3.1 - IdentityServer4 - App Settings On Azure (Parte 13), achei que valeria um post só sobre esse publicação de aplicações App Service no Azure.

IIS Integration

Você precisa habilitar a integração com o IIS (Internet Information Services) da sua aplicação antes da publicação, isso você pode fazer no arquivo Program.cs e adicionar a linha a seguir conforme exemplificado no arquivo mais abaixo.

builder.UseIISIntegration();

App Service - Publish Profile

A maneira mais fácil de publicar uma aplicação no Azure é baixar o Publish Profile a partir do App Service já criado, a imagem a seguir mostra onde gerar o arquivo.

Get Publish Profile

Em posse do arquivo, na opção Publish do projeto web, utilize o botão Import Profile conforme exibido na imagem a seguir, depois de selecionado o arquivo basta publicar.

Observação sobre o Publish Profile - O arquivo gerado utiliza algumas configurações do seu PC em sua geração, como se ele utilizasse um certificado digital padrão do windows/linux para validar as informações, então se você tentar utilizar o arquivo em outro PC ele vai pedir para você informar a senha do seu perfil manualmente.

App Service Editor

O App Service vai disponibilizar duas ferramentas que ajudam muito quando algum problema acontece.
A primeira delas é o Editor, com ele você pode realizar alterações nos arquivos publicados da sua aplicação conforme a imagem a seguir.

App Service Editor

Na imagem anterior, foi proposital, pois eu precisei verificar o log da aplicação para detectar um problema no funcionamento do sistema e justamente o Editor me ajudou, pois eu precisava habilitar o log no arquivo Web.Config, isso mesmo, eu não digitei errado, toda vez que um publish é feito, o arquivo Web.Config é criado com algumas configurações, uma delas é o stdoutLogEnabled="false", eu apenas mudei para true. Com isso os logs da aplicação passam a ser gerados conforme o diretório stdoutLogFile.
Até agora tudo certo e para visualizar o log?

Console

O console é outra ferramenta disponibilizada para que você possa executar um prompt onde sua aplicação foi publicada, navegar até o diretório onde o log está sendo armazenado e dar um cat no arquivo para visualizar as informações, a imagem a seguir mostra onde a ferramenta está e como ela é exibida.

App Service Console

Continua em ASP.NET Core 3.1 - Payment API - Anti-Corruption Layer and Façade Pattern (Parte 15).